26/05/2010

Ação Local

E ai Galera!
  Nesta manhã ( 26/05/2010) fizemos nossa ação local! Depois de muito pensar em formas de como colaborar, fazendo nossa ação local, honrando nosso slogan, chegamos a conclusão que ao fazer o simples ato de plantar uma árvore, já estaríamos colaborando e tomando uma iniciativa que, certamente, irá se de grande benefício. O plantio da árvore, a qual nomeamos de SER ( Super Exploração dos Recursos Naturais), foi feio no jardim de nossa escola. No mesmo momento, já sentimos o efeito de nossa ação, pois muitos alunos adoraram a ideia, e contamos com o apoio de toda a coordenação da escola também! O reconhecimento que já obtivemos refletiu em um convite que recebemos nesta mesma manhã, fomos convocados a dar um entrevista ao jornal O Nacional, no caderno avesso! Ficamos muito surpresos com o reconhecimento que o nosso projeto está recebendo. Deixamos ai então, alguns registros da nossa experiência. Beiijos e até a próxima!


( A componente Paula Renata não pode participar da ação local devido a motivos de saúde =/ )

Desastre ambiental causado por vazamento de petróleo no Golfo do México

Como fomos informados pela mídia, ocorreu no dia 20 de abril de 2010 a explosão e naufrágio da plataforma de exploração de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México, Estados Unidos. Desde então a petroleira British Petroleum (BP), vem tentando conter este vazamento através, por exemplo, do uso de submarinos-robôs para fechar as válvulas e parar o vazamento a 1,5 km de profundidade. Além disso, a empresa acionou mais de 30 navios e vários aviões para espalhar agentes dispersantes sobre a mancha de óleo. Enfim, estima-se que estejam sendo gastos aproximadamente US$ 33 milhões por dia. O vazamento já atinge áreas a mais de 90 km do local da explosão e o desastre ambiental toma cada vez maiores proporções, a poluição ocasionada pelo vazamento vem destruindo o ecossistema do local, sendo que várias espécies de animais já foram encontradas mortas. Nesta semana, autoridades americanas confirmaram ter encontrado pelo menos seis golfinhos mortos. Quase 40 tartarugas também foram encontradas mortas no litoral sul dos Estados Unidos. O Departamento de Pesca dos Estados Unidos divulgou um guia com os efeitos que o derramamento de petróleo pode causar nos mamíferos aquáticos, citaremos então alguns destes efeitos:

•Irritação da pele, queimaduras e infecções Inalação de compostos voláteis do petróleo ou de dispersantes pode irritar ou danificar o aparelho respiratório, levando a inflamações ou pneumonia;



•A ingestão de compostos do petróleo pode levar a danos no aparelho gastro-intestinal, o que pode afetar a capacidade de absorver ou digerir alimentos;


•A absorção de compostos do petróleo ou dispersantes pode danificar o fígado, os rins e as funções cerebrais, além de provocar anemia e supressão do sistema imunológico;


•Entre os efeitos crônicos de longo prazo podem estar expectativa de vida mais baixa e menor taxa de reprodução;
 
(O documento pode ser visto na íntegra no site: Sero nmfs
 
Veja no vídeo abaixo retirado do site BBC Brasil,  imagens de uma câmera subaquática que registrou o vazamento de petróleo:


E a pergunta que fazemos a você, que acompanha o nosso blog, será que estes animais, indefesos, merecem tal sofrimento devido unicamente à ganância humana? Vamos ter mais consciência, nós precisamos da natureza, e a natureza precisa que cuidemos dela. UM NÃO À EXPLORAÇÃO REPRESENTA UM SIM À VIDA!

Fica a dica e sempre um grande beijo!

25/05/2010

Divulgue essa Idéia!

    Desde o dia 20/05 estamos trabalhando na divulgação de nosso projeto, através de cartazes em vários locais de acesso público, dentre os locais, estivemos presentes em instutições de ensino como Einsteen pré vestibulares e Colégio Bom Conselho, Orgão municipal ( Prefeitura Municipal de Passo Fundo) e Gráfica CRA. Além dos cartazes, divulgamos algumas dicas que ja deixamos aqui no blog. Fica postado aí algumas fotos, e você que curte divulgue o nosso blog também! ;D beijos!
 



Exposição Casa Cor em São Paulo investe em espaços tecnológicos e sustentáveis

Confiram no vídeo abaixo uma reportagem do Jornal Hoje da Rede Globo, divulgada hoje, dia 25/05. A reportagem nos chamou a atenção devido ao fato da Exposição Casa Cor estar demonstrando opções sustentáveis possíveis para utilizarmos em nossa própria casa. A exposição toda foi elaborada com o tema da preservação ambiental.

“São materiais reciclados, materiais reaproveitados, madeira de reflorestamento e materiais que a indústria tem a preocupação de fabricar com resíduos de outros materiais que acabam sobrando como uma lâmpada quebrada que vira revestimento de cerâmica. Se nós queremos salvar o planeta, começa dentro da nossa casa”,diz Ângelo Derenze, o presidente da Casa Cor.
Um beijo dos blogueiros! :D

24/05/2010

Árvore: uma multifuncional

    Em um sábado deste mês, durante uma aula de física achamos na revista Super Interessante a reportagem supracitada. Elencamos a mesma para postar no blog, pois apresenta curiosidades muito interessantes, que, certamente, assim como nós, muitos nunca imaginariam que uma árvore pudesse oferecer tantos benefícios!
Após a leitura dessa reportagem denominamos a árvore como uma "multifuncional", pois além de ser a matéria-prima para muitos utensílios de nosso cotidiano ( papel, móveis, madeira para casas, etc...), também oferece habitat para muitas espécies, serve de refúgio, provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como aves e insetos, reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o consequente assoreamento dos recursos hídricos.Funcionam também como um ar condicionado natural, pois podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.
  Visto que esta "multifuncional" é de extrema importância e benefício à vários ciclos, porque é tão menosprezada pelo homem? Como já citado em outras postagens, sabemos que a devastação de áreas verdes é gigantesca e agravante! Será que não está sendo comprometido o nosso futuro, não muito distante, não comparado à décadas ou séculos, mas à meses e anos... Reflita sobre essa ideia! ;)
Beijo dos blogueiros e até a próxima galera!




23/05/2010



Polipropileno verde

Em setembro de 2008, a Braskem anunciou o desenvolvimento do PP verde de origem renovável, um feito inédito da companhia. As amostras foram obtidas primeiramente em escala de laboratório e na sequência em planta-piloto, onde se produziu homopolímero e copolímeros. Assim, foi dado mais um passo importante para consolidar a liderança da Braskem no desenvolvimento de plásticos verdes ao produzir as primeiras amostras de polipropileno a partir de matéria-prima 100% renovável com certificação internacional. O PP verde foi analisado pelo laboratório norte-americano Beta Analytic Inc., líder mundial de isótopos de carbono, que atestou sua origem 100% renovável através de metodologia para detecção de carbono fóssil na amostra, certificados idênticos que foram emitidos anteriormente ao polietileno verde.
FONTE: Portal Braskem
O que é Polipropileno?

O polipropileno (PP) é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.

Principais propriedades:

• Baixo custo;

• Elevada resistência química e a solventes;

• Fácil moldagem;

• Fácil coloração;

• Alta resistência à fratura por flexão ou fadiga;

• Boa resistência ao impacto acima de 15 °C;

• Boa estabilidade térmica;

• Maior sensibilidade à luz UV e agentes de oxidação, sofrendo degradação com maior facilidade.

Aplicações:

• Brinquedos;

• Bumerangues;

• Copos Plásticos;

• Recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos;

• Carcaças para eletrodomésticos;

• Fibras;

• Sacarias (ráfia);

• Filmes orientados;

• Tubos para cargas de canetas esferográficas;

• Carpetes;

• Seringas de injeção;

• Material hospitalar esterilizável;

• Autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias,interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo).

• Peças para máquinas de lavar.

• Material aquático(pranchas de bodyboard).

• Cabos para ferramentas manuais.

Atualmente há uma tendência no sentido de se utilizar exclusivamente o PP no interior dos automóveis. Isso facilitaria a reciclagem do material por ocasião do sucateamento do veículo, pois se saberia com qual material se estaria lidando.

Fonte: Polipropileno Wikipédia

Opinião dos Blogueiros

Quanto mais forem usados recursos naturais renovéveis melhor será para todos na humanidade e seus futuros habitantes. Esse plástico "verde", de materia renovável, fará com que esse material permaneça na natureza, depois de descartado, muito menos tempo no meio ambiente por se degradar mais facilmente exposto a luz.

Impostos sobre exploração de recursos naturais

    Buscando mais informações para o nosso blog, nos deparamos com uma reportagem antiga, porém válida, que mostra uma considerável atitude da China. O país visa adotar medidas para desestimular a exploração dos recursos naturais, baseado no aumento dos impostos aplicados sobre o volume dos recursos explorados, pois os aplicados no contexto da noticia eram obviamente baixos. ( Disponível em: Globo G1)

    Atitudes como essa devem ser tomadas para que esse problema, que afeta toda a população mundial, seja erradicado. A exploração dos recursos naturais, como já apresentamos, desencadeia em conseqüências graves, que talvez não se manifestem hoje, mas comprometam o futuro de nossas gerações. Esta reportagem é de total conexão com a frase “Pense globalmente, haja localmente”, e não devemos nos prender a ações governamentais, comece por você mesmo, certamente isso terá uma grande repercussão. Fica sempre um grande beijo! Até o próximo post galera! ;D

03/05/2010

Vídeo sobre degradação do solo!

Olá galera!!
Achamos um documentário bem curto e muito interessante sobre os efeitos da exploração indevida do solo, que resultou em uma paisagem destruída e sem vida. Este documentário utiliza da forma não verbal, onde foi o ganhador do Concurso de Roteiros da Petrobás Cultural, em 2004.
http://www.youtube.com/watch?v=8OH3kXN9LGM
Beijos e boa semana!!!!