Desmatamento é a remoção ou destruição de grandes áreas de floresta ou floresta tropical. Ele acontece por muitas razões, como exploração madeireira ilegal, agricultura, desastres naturais, urbanização e mineração. Há diversas maneiras de remover florestas, as queimadas e o corte de árvores são dois métodos. Ainda que o desmatamento aconteça em todo mundo, atualmente, ele é uma questão especialmente crítica nas florestas tropicais da Amazônia, já que a única grande floresta ainda em pé no mundo. Lá, as espécies de plantas e animais que elas abrigam vêm desaparecendo em ritmo alarmante. Em agosto de 2008, por exemplo, especialistas mediram a destruição de floresta na Amazônia em 756 quilômetros quadrados, o equivalente a metade do território da cidade de São Paulo [fonte: Folha Online].
Fatos e Números sobre o desmatamento
- O desmatamento no Mundo acontece à razão de 130 mil quilômetros anuais. Trata-se de uma área de tamanho semelhante ao da Inglaterra.
- África e América do Sul sofrem as maiores perdas mundiais de florestas.
- As florestas tropicais abrigam mais de metade das espécies do planeta.
- As florestas do planeta armazenam mais de 283 gigatons de carbono. No entanto, esse total se reduz em 1,1 G tonelada anual devido ao desmatamento.
- 84% das florestas mundiais são propriedade pública.
- No caso da Amazônia brasileira, cerca de 75% estão em áreas públicas.
- A principal causa do desmatamento é a atividade humana.
- Apenas 11% das florestas mundiais são classificadas como áreas de conservação.
Em termos gerais, a culpa pelo desmatamento cabe à atividade humana, ainda que desastres naturais também influenciem. Dentre as causas destacam-se:
- Exploração da madeira, para fins lucrativos.
- A agropecuária. Os agricultores tendem a limpar terras para semear ou criar gado e muitas vezes desmatam largas áreas por meio de queimadas e derrubadas de árvores. Os agricultores migratórios limpam uma área florestal e a empregam até que a terra se degrada demais para sustentar safras. Depois, se transferem e limpam outra porção de floresta.
-As represas das usinas hidrelétricas que provocam bastante polêmica, embora ajudem a gerar energia para as comunidades, também contribuem para o desmatamento. Os oponentes de sua construção acreditam que erguer esse tipo de estrutura não apenas tem impacto ambiental negativo, mas abre a área à exploração madeireira. Para construir uma represa hidrelétrica, muitos hectares de terras precisam ser inundados, o que causa decomposição e a liberação de gases causadores do efeito-estufa.
-Incêndios, tanto acidentais quando deliberados, destroem largas áreas de floresta rapidamente. As áreas de exploração madeireira são mais suscetíveis a incêndios devido ao número de árvores secas e mortas. Os invernos mais amenos e os verões mais longos causados pelo aquecimento global também causam incêndios.
Efeitos do desmatamento
Os cientistas vêm encontrando mais e mais conexões entre o desmatamento e o aquecimento global. As emissões de carbono criadas por quatro anos de desmatamento equivalem às emissões de todos os vôos de aviões ao longo da História, até o ano 2025. [fonte: New York Times]Outra preocupação quanto ao desmatamento é a redução da biodiversidade. As florestas tropicais, supostamente as maiores vítimas de desmatamento, cobrem apenas 7% da superfície do planeta Terra. No entanto, dentro dessa área vivem mais de metade das espécies de plantas e animais da Terra. Algumas dessas espécies só vivem em áreas pequenas e específicas, o que as torna especialmente vulneráveis à extinção. À medida que a paisagem se altera, algumas plantas e animais se tornam simplesmente incapazes de sobreviver. Espécies que variam de pequenas flores a grandes orangotangos estão sob ameaça ou se extinguiram. Os biólogos acreditam que a chave para a cura de muitas doenças está na biologia dessas plantas e animais raros, e que a preservação é crucial.
A erosão do solo, embora seja um processo natural, se acelera em caso de desmatamento. As árvores e plantas agem como barreira natural que desacelera a queda da água quando esta deixa a terra. As raízes firmam o solo e impedem que a terra solta seja arrastada. A ausência de vegetação faz com que a terra superficial passe por mais erosão. É difícil para as plantas crescer no solo menos nutritivo que permanece.
O desmatamento é um problema de nivel mundial,existem dezenas de organizações sem fins lucrativos trabalhando no combate e na busca de alternativas sustentáveis ao desmatamento
Além da ONU ( Organização das Nações Unidas) algumas das mais conhecidas são:
- Conservation International - ensina agricultores locais a maximizar o uso de sua terra existente, em lugar de desmatar novas áreas
- World Wildlife Fund - trabalha para definir políticas públicas e forma alianças com comunidades para preservar florestas
- Rainforest Action Network - usa campanhas publicitárias agressivas para chamar a atenção quanto à situação das florestas tropicais
- Environmental Defense Fund - defende projetos de lei que ofereçam incentivos financeiros a proprietários de terra (como os fazendeiros) adeptos de práticas de conservação da terra
- Sierra Club - trabalha para proteger e restaurar as florestas dos Estados Unidos
- Amazon Watch - defende os direitos dos povos indígenas e de comunidades que têm de enfrentar o desenvolvimento industrial
- Nature Conservancy- desenvolveu diversas iniciativas de promoção da conservação.
Fonte: HowStuffWorks ( adaptado pelos alunos)
Era isso aí por hoje, fica de saidera duas citações e uma charge! até a proxima postagem!
“Pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia são tão importantes quanto conscientizar aqueles que exploram o planeta de modo insustentável".
Autor desconhecido
“Ninguém pode prever o que acontecerá em algumas décadas ou séculos, por exemplo, qual o impacto que o desflorestamento terá sobre o clima, o solo, as chuvas. Temos muitos problemas porque as pessoas estão centradas em seus próprios interesses, em ganhar dinheiro e não estão pensando no bem-estar da comunidade como um todo. Não estão pensando na Terra em longo prazo, e nos efeitos ambientais adversos sobre o homem. Se nós, da atual geração, não refletirmos sobre estas questões agora, as gerações futuras não terão como lidar com elas”.
Autor: Dalai Lama
2 comentários:
Ótimas postagens.
Críticas são sempre bem vindas.
Comecem, aos poucos, alterar o visual do blog... e a divulgá-lo.
Até sexta.
Abraço
Parabéns, ótimo blog, conteúdo interessante, layout muito bem formulado,sou funcionário público conheci o blog em uma divulgação que fizeram no meu setor, pela boa ivulgação, tive interesse em visitar !
Boa Noite !
Postar um comentário