13/04/2010

O Petróleo no Brasil

          No ano de 1939, foi descoberto óleo em Lobato (Salvador), no estado da Bahia. Antes dessa descoberta já havia sido instalada a primeira refinaria de petróleo no Brasil, a Refinaria Rio-Grandense de Petróleo, na cidade gaúcha de Uruguaiana, porém, o petróleo utilizado era basicamente importado do Chile. Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil já atuava como um grande importador de petróleo porém, as reservas existentes eram quase insignificantes, apesar disto iniciou-se no país um grande movimento em prol da nacionalização da produção petrolífera, alguns movimentos sociais e setores da sociedade civil promoveram a campanha "O petróleo é nosso!", que resultou na criação da Petrobrás em 1953, no segundo Governo de Getúlio Vargas. A Lei 2.004 de 3 de outubro de 1953 também garantia ao Estado o monopólio da extração de petróleo do subsolo, que foi incorporado como artigo da Constituição de 1967 (Carta Política de 1967) através da Emenda nº 1, de 1969. O monopólio da União foi eliminado nos anos 1990.
          Posteriormente a segunda fase da Crise Petrolífera em 1973, quando os países árabes organizados na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumentaram o preço do petróleo em 300%, a Petrobrás modificou sua estratégia de exploração petrolífera, que até então priorizava parcerias internacionais e a exploração de campos mais rentáveis no exterior. Entretanto, naquela época o Brasil importava 90% do petróleo que consumia e o novo patamar de preços tornou mais interessante explorar petróleo nas áreas de maior custo do país, e a Petrobrás passou a procurar petróleo em alto mar. Em 1974 a Petrobrás descobre indícios petróleo na Bacia de Campos, confirmados com a perfuração do primeiro poço em 1976. Desde então esta região da Bacia de Campos tornou-se a principal região petrolífera do país, chegando a responder por mais de 2/3 do consumo nacional até o início dos anos 1990, e ultrapassando 90% da produção petrolífera nacional nos anos 2000.
          Em 2007 a Petrobrás anunciou a descoberta de petróleo na camada denominada Pré-sal, que posteriormente verificou-se ser um grande campo petrolífero, estendendo-se ao longo de 800 km na costa brasileira, do estado do Espírito Santo ao de Santa Catarina, abaixo de espessa camada de sal (rocha salina) e englobando as bacias sedimentares do Espírito Santo, de Campos e de Santos. O primeiro óleo do pré-sal foi extraído em 2008 e alguns poços como Tupi estão em fase de teste, devendo iniciar a produção comercial em 2010.
Fonte de informações: pt.wikipedia.org/wiki/Petróleo
pt.wikipedia.org/wiki/Crise_do_petróleo

1 comentários:

Prof. Claudionei disse...

Ótimo blog... Prosperem!
Não esqueçam de fazer a postagem introdutória (objetivos, o que vcs farão, de que forma....).
Aguardo!
Abraço

Postar um comentário