19/04/2010

E como eu posso ajudar?

        Todos nós sabemos que a mudança começa pelos pequenos atos, e como já dissemos, o primeiro passo pode ser seu! Então se ligue nas dicas do nosso blog para ajudar na diminuição da exploração dos recursos que a natureza nos oferece:

- Em sua alimentação, diminua o consumo de fast foods, produtos industrializados e proteína animal, como a carne. Você sabia que para a produção de 1kg de carne são gastos 15 mil litros de água doce? No total, 60% de toda a água doce disponível no planeta é utilizada para a produção de alimentos!

- Se possível, não ande de carro sozinho, utilize transportes alternativos como a bike, ou até mesmo vá a alguns lugares a pé. Utilize mais o transporte coletivo, já que o mesmo transporta muito mais pessoas com o mesmo gasto de combustível. Uma dica muito bacana, e que pode ser muito divertida, é a organização de uma carona coletiva com seus colegas! Lembre-se os gases da combustão de motores de automóveis são grandes causadores do aquecimento global.

- Diminua o consumo de energia, evitando substituir aparelhos que agregam alta tecnologia desnecessariamente e reduza o consumo de produtos que não podem ser reciclados. Se possível, adquira produtos verdes (certificados com o ISSO 14000). Diminuindo os hábitos consumistas, você colabora com a diminuição da exploração dos recursos naturais!

- Utilize lâmpadas fluorescentes e aparelhos elétricos e eletrônicos com o selo PROCEL, que consomem menos energia.
Desligue aparelhos, até mesmo da tomada, quando não for usá-los. Evite ligar o ar condicionado, e se tiver condições, vá de escada em vez de elevador.
É importante ressaltar que no Brasil a maior parte da energia consumida é produzida por hidrelétricas, que exigem, para seu funcionamento, a construção de grandes barragens. Dessa forma, torna-se necessário represar rios e inundar áreas, reduzindo as florestas, impactando a vida de milhares seres vivos, retirando comunidades de suas terras e alterando os climas locais e regionais.

- Pratique a coleta seletiva, é muito fácil! Basta separar o lixo e entregá-lo em Pontos de Entrega Voluntária (PEV) ou aos catadores e às cooperativas de reciclagem da sua cidade.

Você sabia?
A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de fl oresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores);

A produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 Kg de papel velho, 2 millitros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia;
 
A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera;

A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 155 Kg de carvão e 18 Kg Uma tonelada de latinhas de alumínio, quando recicladas, economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários;

O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo;

Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente;

A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias;

100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

Fonte: WWF Brasil

0 comentários:

Postar um comentário