14/04/2010

Fique atento!

"A superexploração de recursos naturais tem causado ameaça a muitas espécies. Os exemplos mais corriqueiros são o mico-leão, o pau-brasil, a palmeira juçara (Euterpe edulis), para consumo de palmito, o pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), para óleo essencial em perfumaria, a manjuba e a sardinha verdadeira. Segundo o índice Ecological Footprint, usado para medir o uso dos recursos naturais pela humanidade, em 2000 a população global usou toda a capacidade de produtividade biológica do planeta. Em 2001, a humanidade excedeu em 20% a capacidade da produtividade biológica..."
"Os impactos ambientais mais críticos têm decorrido do derramamento de petróleo durante o seu transporte. Os exemplos clássicos são o derrame de petróleo na Baía de Guanabara e no Litoral de São Sebastião (SP)."

Diante destes dados, devemos pensar um pouco mais em nossas ações, na Era em que o Consumismo reina absoluto, até onde vale explorarmos estes recursos que a natureza nos oferece (para serem bem utilizados) somente para nossa satisfação pessoal? Até quando a natureza suportará esta superexploração?
Reflita sobre isto, comece por você, e lembre-se: "Pense localmente, aja globalmente."
O PRIMEIRO PASSO PODE SER SEU!

1 comentários:

Prof. Claudionei disse...

Ótimo início!
Avante...

Postar um comentário