27/04/2010

Exploração sem instrução!

      Recebemos a tarefa de pesquisar algum artigo referente ao nosso tema e comentá-lo. Durante a pesquisa encontramos um artigo interessante sobre a utilização de recursos naturais por famílias de comunidades que vivem em torno do Parque Ecoturístico do Guamá, no Belém do Pará, conforme o seguinte link:


      Os moradores de todas as comunidades localizadas em torno do PEG praticam o uso dos recursos naturais como forma de subsistência. Como vivem dos recursos oferecidos pela natureza há muito anos, já fazendo parte de sua cultura, eles não veem a prática da exploração como ilegal, e não conseguem entender essa concepção, muitos até mesmo acreditam que os recursos da fauna e flora são inesgotáveis. Apesar de se utilizarem dos recursos para o próprio consumo e venda para subsistir, alguns moradores se aproveitam desta “abundância” e acabam por extrair a mais do que o necessário, praticando a venda por encomenda para terceiros, atividade ilegal denominada “tráfico para subsistência”, que visa o próprio sustento. Apesar de 80% das crianças e adolescentes frequentarem a escola, falta incentivo à preservação dos recursos naturais e uma maior instrução quanto aos impactos ambientais causados pela exploração desenfreada dos mesmos. Foram evidenciados projetos de preservação somente na comunidade Tapajós, entretanto, ainda não existe uma instrução adequada das crianças.
      Conforme o artigo Fikdik que é de extrema importância que sejam criados programas, projetos, campanhas de orientação, informação, e conscientização de que nem tudo na vida é pra sempre, principalmente se tratando dos recursos naturais que ainda bravamente resistem e todo o tipo de exploração que são submetidos!
      Por hoje é isso galera, um beijo!

0 comentários:

Postar um comentário